segunda-feira, 1 de março de 2010

A morte de Elias Paes


A roça e a criação de gado tornaram-se as principais atividades econômicas dos moradores da Ribeira do São Lourenço desde o início do povoamento. Algumas fruteiras como a banana representaram grande fonte de geração de renda familiar, onde a cana-de-açúcar destinada aos engenhos de rapadura também muito contribuiu para o desenvolvimento da comunidade até meados do século passado.

Tenho muita lembrança do sítio do meu avô. Eu ainda menino recebia com alegria o convite do meu pai para ir até o São Lourenço nos finais de semana. Ao chegar na sombra da cajarana da casa antiga, com o geep ainda parando pulávamos do veículo e saímos correndo em busca do baixio. Muitas vezes papai dava um grito fazendo com que a gente voltasse para dar a bênção ao avô e aos tios que ali se postavam a espera do encontro. Nosso avô respondia sempre o pedido de proteção com um meigo Deus te faça feliz.

Descíamos a ladeira numa velocidade muito grande. Queríamos pular no rio porque o tempo era curto. Depois do banho, seguíamos para o sítio do outro lado do curso da água onde éramos recebidos por uma diversidade de fruteiras. Não demorava e vô descia e aos poucos observava nosso comportamento. No começo alguns menos adaptados voltavam-se e de longe esperava a reação do velho, outros já acostumados com sua presença continuavam com as brincadeiras.

Não demorava e nosso avô vendo que estava tudo na paz, voltava para casa, sempre deixando alguma recomendação: tenham muito cuidado ao subir nas árvores; cuidado com esse pula-pula dentro do rio que é perigoso. Mais nunca reclamava das frutas que consumíamos, a não ser se estivéssemos jogando pedra para derruba-las.

Quando retornávamos tia Necy já estava com o almoço pronto. Depois, com o sol escaldante ficávamos nas sombras das árvores arrodeando os mais velhos, escutando as anedotas. Em uma dessas meu pai relembrava a história da falsa notícia da morte de Elias Paes que ao viajar à Bahia passou muito tempo sem mandar notícias e os parentes foram informados de que o mesmo teria morrido enquanto trabalhava numa fazenda lá nas bandas do Rio São Francisco. O seu irmão de nome Miguel ao chegar em casa encontrou a mãe muito aflita e aos prantos pedindo ajuda a Deus e a Todos os Santos porque ela não saberia resistir a tão triste notícia. Miguel vendo aquela situação ficou surpreso com o estado de revolta que sua mãe se encontrava, pois ela tinha passado por dificuldades piores e não tinha ficado daquele jeito, então perguntou: Mãe, eu não sabia que a senhora gostava tanto de Elias? E ela: É por causa da minha rede novinha meu filho que ele levou, acho que deram sumiço a ela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores